NOTÍCIAS

Pesquisadores do IG visitam projetos no Vale do Ribeira

(Por AMAVALES e SIG-RB)

No dia 06 de agosto de 2015 a AMAVALES – Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista teve o prazer de receber a visita de dois pesquisadores do IG - Instituto Geológico do Estado de São Paulo, os geólogos doutores Cláudio José Ferreira e Jair Santoro.

O objetivo da visita foi conhecer com mais detalhes os projetos de gerenciamento de risco desenvolvidos em apoio ao CBH-RB – Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, e à Defesa Civil dos municípios da UGRHI-11 – Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Ribeira de Iguape e Litoral Sul, os quais também são úteis para Defesa Civil Regional e Estadual.

Os projetos são executados pelos técnicos do SIG-RB – Sistema de Informações Geográficas do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e foi desenvolvido no âmbito do CBH-RB. A AMAVALES exerce papel fundamental para realização dos projetos no qual é a administradora e tomadora dos recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Reunião Técnica sobre os desenvolvimentos dos projetos.
Foto: Divulgação Pirâmide

O atual projeto em execução denominado "Compatibilização do levantamento de riscos naturais e metodologia dos Planos de Defesa Civil da UGRHI-11 à legislação federal e estadual", está promovendo a atualização dos levantamentos das áreas de riscos de 13 municípios da UGRHI-11, através de visitas técnicas de campo para efetivação do recadastramento das áreas de riscos, e posteriormente trabalhos em escritório para compilação dos dados, que resultarão na atualização do mapeamento e dos Sistemas de Informações de Riscos dos municípios contemplados.

O IG é um órgão público do estado de São Paulo, responsável por realizar pesquisas científicas em geociências e meio ambiente, o qual também realiza o acompanhamento dos projetos no tema financiados pelo FEHIDRO.

Da esquerda para a direita: os geólogos do IG, Claudio e Jair e o encarregado de operações Valdir da empresa Pirâmide.
Foto: Divulgação Pirâmide

O encontro para apresentação dos projetos do SIG-RB contou também com a presença da Coordenadora Regional de Defesa Civil (REDEC-I), Engª. Kathleen Gomes da Silva Chaves, e com os técnicos das empresas associadas à AMAVALES, os quais apresentaram projetos ambientais, tais como: estudo de ictiofauna, levantamento de batimétrico, contenção das margens, revegetação ciliar com espécies nativas da Mata Atlântica, educação ambiental com escolas da região e outras atividades desenvolvidas pela empresa de mineração Pirâmide Extração e Comércio de Areia Ltda.

No dia seguinte, os pesquisadores e juntamente com os representantes da empresa Pirâmide conheceram as ações ambientais na mineração. A visita foi importante pelas contribuições e informações técnicas que poderão fomentar os projetos atuais e futuros. O SIG-RB e a Pirâmide agradecem a visita e a disponibilidade dos geólogos em sua visita para conhecer os projetos.

“Agradecemos a recepção e tivemos uma excelente visão da extração de areia e do trabalho da empresa Pirâmide”, afirmou o geólogo Cláudio.