Utilizando o gvSIG para Transformação de Chuva em Vazão na Sub-Bacia do Rio Pariquera-Açu, Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, Brasil/São Paulo.

DOWNLOAD

O SIG-RB vem continuamente agregando novas informações na sua base de dados, entre elas a necessidade do Modelo Hidrológico motivou a elaboração de uma rotina baseada em procedimentos com uso de uma ferramenta "SIG" e respeitando o princípio determinado na concepção do Sig-Rb, a utilização de software livre e/ ou gratuito. Com base nisto, após testar numerosos programas, foi utilizado o Software gvSIG, desenvolvido pela Generalitat  Valenciana, / Conselleria de Infraestructuras  y Transporte-Espanha com recurso financeiros da comunidade Européia.
O procedimento metodológico utilizado para um teste prático de modelamento hidrológico na bacia foi desenvolvido no gvSig, complementado pela instalação sobre o mesmo das bibliotecas de algoritmos e análises espaciais SEXTANTE da Universidade  de Plasencia/Espanha o qual utilizou inicialmente em seu desenvolvimento as bibliotecas do software SAGA da Universidade de Göttingen/Alemanha.. Atualmente o SEXTANTE tem 228 algoritmos disponíveis para utilização com o gvSIG. A transformação da chuva em vazão foi o método utilizado para determinar a influência da  chuva na elevação do nível da água no Rio Pariquera-Açu.

Voltar