O SIG-RIBEIRA

O Sistema de Informações Geográficas do Ribeira de Iguape e Litoral Sul é mantido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (UGRHI-11), através de projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com colaboração administrativa da Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (AMAVALES) e Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA - entidade de apoio ao IO-USP), instituições atuantes como tomadoras de recursos junto ao FEHIDRO.

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um fórum no qual grupos de pessoas se reúnem para discutir sobre o uso da água na bacia. Trata-se de um colegiado democrático, aberto à participação pública, constituído por representantes dos órgãos do Estado, dos Municípios, dos usuários da água e das entidades da sociedade civil organizada. O comitê, além das reuniões regulares, mantém espaços de participação em câmaras técnicas e organiza eventos e debates sobre a situação das águas.

Atendendo conàs exigência da Lei 7663/91, para uma administração eficaz dos Recursos Hídricos necessita de coleta, organização e disponibilização de informações sobre as bacias hidrográficas. Sendo assim, o CBH-RB conta com a home page independente,  o SIG-RB - Sistema de Informações Geográficas da Bacia Hidrográfica e outros projetos disponíveis neste site.

Para a montagem e manutenção do SIG-RB formou-se um grupo de profissionais, das áreas de Geologia, Processamento de Dados, Agrimensura, Aerofotogrametria, Engenharia e Biologia, sendo alguns contratados para a execução dos projetos e outros colaboradores pertencentes a instituições públicas e da Sociedade Civil, atuantes no Vale do Ribeira e Litoral Sul e das universidades USP, UNESP, e UNICAMP.

O SIG-RB reúne as informações necessárias para a administração dos Recursos Hídricos da Bacia do Ribeira, as quais também são úteis para a Gestão Territorial e Ambiental. Além dos projetos de SIG, o grupo SIG-RB também executa projetos na área de Planejamento de Recursos Hídricos como os Relatórios anuais de Situação e Plano de Bacia, como também trabalhos de apoio à  Defesa Civil, onde já auxiliou na elaboração dos Planos Municipais de Defesa Civil (PMDCs), dos municípios de Cajati, Eldorado, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Registro e Sete Barras. Os PMDCs são importantes instrumentos de gestão de risco, propiciando aos gestores públicos a adoção de medidas de prevenção, preparação para antecipar-se a cenários prováveis de deslizamentos de encostas e inundações com o objetivo de minimizar suas consequências, tendo também a premissa de atender a exigência da Lei Federal 12.608, de 12 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os trabalhos desenvolvidos em apoio à Defesa Civil possibilitaram que os 24 municípios do Vale do Ribeira, fossem incluídos no monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os mapeamentos e levantamentos de áreas de risco dos municípios do Vale do Ribeira - na porção Paulista - foram elaborados pelo grupo SIG-RB a partir do projeto “Levantamento e Monitoramento de áreas de Risco na UGRHI – 11 e apoio a Defesa Civil”

Ainda, o grupo SIG-RB, desenvolveu o mapa interativo da Bacia do Rio Ribeira de Iguape, elaborado sobre a plataforma i3Geo, resultando em um Sistema de Informações denominado SIG-WEB. O SIG-WEB disponibiliza através de ferramenta livre e gratuita, as informações geográficas referentes à Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, identificando a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, possíveis fontes poluidoras e também os dados socioeconômicos da Região do Vale do Ribeira. O CBH-RB – Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape é o primeiro comitê do Estado de São Paulo a disponibilizar estas informações em um SIG-WEB interativo, ampliando o formato de divulgação e disponibilização das informações sobre a situação dos recursos hídricos. 

O SIG-RB mantém um escritório na cidade de Registro, São Paulo, contando também com profissionais baseados no LIG (Laboratório de Informática Geológica do Instituto de Geociências da USP).

 


 

PREMIAÇÕES

O grupo SIG-RB recebeu por duas vezes, nos anos de 2011 e 2012, o premio da Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC 2011-2012), sendo vencedor da categoria regional.

O trabalho premiado em 2011 foi o GeoCap – Sistema de Gerenciamento de Acidentes Automotivos com Cargas Perigosas, para uso em computadores de mão ou smartphones. O sistema combina as coordenadas geográficas do ponto de um acidente com carga perigosas, definidas por GPS, e permite determinar as sub-bacias afetadas por um derrame de produtos que possam gerar algum tipo de ameaça. Dessa forma, combinando as sub-bacias com a posição das captações de água, são informadas aquelas com risco de contaminação pelo acidente, bem como a lista de contatos a serem avisados do risco.  

O GeoCap visa dar mais agilidade ao trabalho de monitoramento das ocorrências com cargas de produtos perigosos nas rodovias da região do Vale do Ribeira, facilitando a tomada de decisões frente a estas situações. Ao possibilitar a interação entre os atendentes dos acidentes e a Sala de Situação instalada no DAEE em Registro, o sistema permite que os operadores dos sistemas de captação de água, por exemplo, sejam alertados em tempo real sobre possíveis riscos de contaminação.

 


 

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES

Para citar os arquivos, projetos e relatórios do SIG-RB, utilize os exemplos do link abaixo:

COMO CITAR

Voltar