Sistema de Informações Geográficas da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul - UGRHI-11

DOWNLOAD

O projeto compreende a coleta, tratamento, armazenamento e distribuição de informações para a gestão de Recursos Hídricos, Territorial e Ambiental.
Os dados aqui contidos foram inicialmente coletados para os projetos Sistema de Informações da Bacia do Ribeira e Litoral Sul, Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e Plano de Bacia da UGRHI-11, financiados com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos), indicados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). Estes projetos foram executados por uma equipe de profissionais (contratados e voluntários) e estagiários, com administração da FUNDESPA (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas), e contaram com a colaboração dos membros do CBH-RB e de instituições estaduais, prefeituras e organizações da Sociedade Civil atuantes no Vale do Ribeira. Nos dois últimos anos foram incorporados dados de interesse à Defesa Civil (ver projetos GEOCAP e Riscos Naturais), bem como detalhamentos e complementos dos dados já incorporados, em projetos administrados pela AMAVALES (Associados dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista).

 

O SIGRIBEIRA contém Planos de Informação (PIs) montados com dados geográficos e tabelas relacionadas, mantendo, nesta versão, exatidão cartográfica mínima equivalente à escala de 1:250.000, nos formatos SPRING para análise e montagem de mapas em alta resolução e SPRINGWEB, para visualização rápida (existe também versão para Web em Java - veja no link SIGWEB). Estes planos de informação estão também disponíveis para distribuição em formato Shapefile para vetores e Geotiff para imagens (ver SIG-RB Vetores e Matrizes). Para todos foi conseguida liberação junto aos detentores dos direitos autorais.

Atualmente na versão 3.1, no SIG-RB para SPRING, foram incorporados novos dados, ajustados os PIs, vindos de diversas fontes, para coincidência dos elementos comuns, e feito detalhamento de alguns PIs até a escala de 1:10.000, visando-se, no final a mudar a escala mínima para 1:50.000.


A escolha e o georreferenciamento dos PIs foram feitos visando sua compatibilidade com o Sistema de Informações de Bacias Hidrográficas (SIBH), em desenvolvimento pelo DAEE e IPT. Além desses PIs, foi coletada pela equipe dos projetos uma grande quantidade de dados geográficos e textos digitais, não incluídos no SIGRibeira para evitar excessivas redundâncias e, em alguns casos por não terem sido liberados pelos detentores dos direitos. Eles foram anexados ao Relatório Final do projeto Sistema de Informações da Bacia do Ribeira e Litoral Sul, havendo neste uma listagem. Em caso da necessidade, os dados poderão ser verificados no escritório do Sistema e copiados, no caso de dados liberados; se não estiverem liberados, o usuário será encaminhado aos detentores dos direitos.

 

 

Embora a equipe tenha se esforçado em coletar e apresentar os dados corretamente, e já tenham sido distribuídas cópias da versão preliminar para a identificação de problemas, devem ocorrer erros e omissões, tanto nos mapas e tabelas associadas, quanto nos metadados, que indicam a proveniência dos dados. Pede-se a colaboração dos usuários para informar todos os problemas encontrados, pela área de contato do Site ou pelo telefone 13-3822-4454.

Voltar